Núcleos Setoriais

NÚCLEOS SETORIAIS DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA LENI MARLENE JACOB E SUAS FUNÇÕES

 

a) Saúde e Bem Estar: conscientizar os educandos sobre os cuidados preventivos com a saúde, promovendo campanhas educativas no colégio. Também é de responsabilidade deste grupo de trabalho, planejar ações e atividades de conscientização, referentes à higiene, saúde física e mental e bons hábitos alimentares.

 

b) Meio Ambiente: zelar pelo ambiente escolar, promovendo ações de conscientização para um ambiente saudável, destino correto do lixo escolar e cuidados com o embelezamento e arborização da escola, bem como, cultivo e cuidados com a horta escolar de plantas medicinais, temperos e hortaliças.

 

c) Apoio ao ensino: promover atividades que possibilitem uma aprendizagem mais dinâmica; colocando o educando como protagonista do processo, organizar grupos de estudos e de apoio às disciplinas escolares e ao trabalho do professor. Promover ações de incentivo a organização e manutenção da sua sala de aula, realização de tarefas escolares, a elaboração de trabalhos e ao estudo coletivo para as provas do cotidiano escolar. Gerenciar armários nos corredores com materiais de uso coletivo, concursos de tabuada, jogos de adivinhações com palavras de dicionários, murais com soletrando, entre outros.

 

 

d) Tecnologias: realizar ações que estimulem o uso das tecnologias, como oficinas de iniciação ou aperfeiçoamento, ajudar no zelo e cuidado pelos aparelhos eletrônicos e dos laboratórios de informática e de ciências, promover ações de incentivo ao uso consciente e responsável das redes sociais e auxiliar os alunos no uso correto das tecnologias para a aprendizagem significativa.

 

e) Patrimônio e Infraestrutura: responsável por realizar ações de observação, prevenção, manutenção e apontamento dos problemas estruturais relacionados ao tema. Planejar ações que minimizem os problemas de danos ao patrimônio escolar e que estimulem o sentido de pertencimento do educando para aquele ambiente educativo, e  para aquela escola em particular.

 

f) Comunicação: propor ações de divulgação das atividades escolares, sendo pedagógicas ou funcionais, repassar e comunicar informações pertinentes ao ambiente escolar, motivar os educandos no desenvolvimento da oratória e da escrita, organizar veículos de comunicação, como rádio, boletim informativo e jornal da escola, bem como, promover festivais, palestras, recreio interativo que exaltem a comunicação criativa.

 

g) Esportes e Lazer: promover ações que despertem o interesse nas práticas esportivas e de lazer, como recreio interativo, interclasse, campeonatos, festivais, caminhadas, passeios ciclísticos e outros, em todos os espaços e tempos escolares, enfatizando o esporte como forma de cooperação, integração, benefício a saúde e não apenas como competição.

 

h) Círculos da leitura: promover grupos de leituras, propiciando a reflexão, a argumentação e o desenvolvimento de elementos necessários à expressão de ideias e opiniões. Além de favorecer a autonomia e cultivar o prazer pela  leitura. Organizar e gerenciar o clubinho da leitura nos intervalos e momentos em que não estão em aulas.

i) História e Cultura: promover ações que resgatem a história da escola, do bairro e da região, organizar rodas de conversa com pessoas da comunidade, realizando registros fotográficos e escritos sobre os mesmos, bem como,  livreto com lendas, história do cotidiano da escola, realizar o registro das atividades planejadas pelos núcleos no decorrer do ano letivo. Estimular e desenvolver festivais da canção, com música, canto e dança, atentar para as datas importantes, como dia dos pais, estudantes, professores, funcionários, aniversários e outros.

 

j) Ouvidoria: promover ações que possibilitem a comunidade escolar realizar  sugestões ou reclamações, com caixas, urnas para as postagens,  trabalhar estas informações com equipe diretiva e juntos viabilizar possíveis soluções, promover diálogo, seminários, cartazes, murais, abaixo assinados,  que auxiliem ou minimizem os conflitos no ambiente escolar. Divulgar todas as decisões ou resoluções das solicitações recebidas.

 

l) Bullying: promover ações que possibilitem momentos de diálogo, em círculos, para que os estudantes possam desabafar sobre situações de sala de aula, relatar e denunciar fatos que ocorreram, estudar formas de coibir o bulling na nossa escola, pesquisa sobre as causas e consequências destes atos, entender os traumas que marcam e ferem as pessoas e apontar possíveis ações que ajudem a escola a minimizar e combater este problema. Através de palestras, rodas de conversa, recortes de filmes, seminários, jogos e atividades de auto estima, murais de vivencias, correio de mensagens, leitura de textos, produção de relatos anônimos, entre outros.

Etnia?