Retrato da Escola

O  Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob – Ensino Fundamental e Médio, está inserido na comunidade do bairro  Primavera, no município de Guarapuava, Paraná.

            Obteve sua autorização de funcionamento pela Resolução nº 504/95 de 15/12/95 e foi reconhecida pela Resolução nº 4519/96 de 02/01/97. 

Iniciou suas atividades com aproximadamente 750 alunos, distribuídos em 2 turnos, manhã e noite.  Em 1997 através da Resolução nº 3857/97 obteve autorização de funcionamento do Ensino Médio gradativo para o noturno. Seu nome, se deve a professora Leni Marlene Jacob, que nasceu em Guarapuava em 04 de dezembro de 1943,  onde fez seus primeiros estudos. Graduou-se em Ciências Sociais, por uma faculdade do Rio de Janeiro e atuou como professora em Guarapuava até seu falecimento em um acidente automobilístico no ano de 1975.

            Atualmente, atendemos a um número de 810 alunos nos três períodos. Ofertamos projetos em contra-turno e nos períodos intermediários, como treinamento de handebol e futsal, aulas de espanhol, oficinas de futuro integral e salas de apoio a aprendizagem de matemática e português.  

            Também abraçamos dois projetos pilotos propostos pela mantenedora, SEED. O RCO (registro de classe online) e Conectados (trabalhar em rede com equipamentos tecnológicos), foram projetos que despertaram na comunidade escolar como um todo, a possibilidade de inovar, que existem outros caminhos, que as ferramentas tecnológicas podem somar no processo de ensino aprendizagem.

            O PPP da instituição e o Regimento Escolar,  contempla os dois projetos, bem como os encaminhamentos metodológicos para execução de cada um deles.

            Começamos a fazer parte do projeto CONECTADOS no ano de 2015, onde os alunos ingressaram em um projeto piloto e passaram a desenvolver algumas atividades usando os tablets educacionais, enviados pela SEED. Direção, equipe pedagógica e os professores das turmas envolvidas passaram por formação específica ao longo de 2015 e 2016, ofertada na modalidade online e também presencial. 

            No momento, estamos inseridos no conectados 2.0, onde os alunos desenvolvem atividades com os tablets, e notebooks, além disso a formação para o projeto foi estendida para toda a equipe da escola, além da direção, dos professores e equipe pedagógica, foram incluídos na formação agentes I e agentes II.  

Houve um despertar para o uso das tecnologias na escola, equipamos duas salas  multimídia, com Datashow, caixas de som e acesso à internet onde o professor pode dinamizar suas aulas.  

Passamos a fazer uso de algumas tecnologias que, além de inovar, facilitaram o trabalho do professor e estreitaram os laços de comunicação entre a escola e a família. Nossos agendamentos dos equipamentos da escola, como som, datashow , laboratório de informática e sala multimídia, são realizados de forma online. O professor com seu smartphone pode usar o aplicativo e fazer a reserva a qualquer momento e onde estiver.  

Para inserir toda comunidade, na era digital, fizemos uma atualização do celular dos pais da escola, os quais tiveram seus telefones cadastrados no LOCA SMS.  Por meio desse programa,  os pais recebem um sms em seu celular, informando diariamente  das faltas de seu filho e das atividades realizadas. Recebe também,  informações sobre eventos da escola, como: reuniões, datas de avaliações, trabalhos a serem entregues, documentos escolares e dificuldades enfrentadas. Quando é o caso, o pai também é convocado via sms para comparecer ao estabelecimento de ensino para tratar da vida escolar de seu filho. Dessa forma os pais ficam bem informados sobre o rendimento escolar  do seu filho e das atividades desenvolvidas na escola.   

Os alunos da escola recebem informações oficiais da escola, por meio de grupos de whatsapp separados por turma, também, foram criados grupos específicos para assuntos relacionados a administração da escola, como Conselho Escolar, APMF e Grêmio Estudantil,  é por meio dele que mandamos mensagens comunicando de reuniões e informações referentes a atividades da escola. A comunicação se tornou mais rápida e eficiente.  

As novas tecnologias estão aí para serem usadas a nosso favor, com o uso consciente, sem perder o foco,  podemos tornar nosso trabalho ainda melhor.  

Todas estas ferramentas de trabalho estão a disposição dos profissionais da escola e também,  dos alunos, para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

O ensino de qualidade e o sucesso escolar do nosso educando, são nossa meta.